Lair Franca: Conheça a autora

Lair Franca

Lair Franca é mãe, escritora, compositora infantil, professora e contadora de histórias.

Nasceu em Corrente, no Piauí, onde construiu sua base familiar, religiosa e educacional, vindo morar em Brasília em 1977. A capital federal a adotou e lhe proporcionou grandes oportunidades.

A autora se preocupa com o desenvolvimento da primeira infância e procura com o seu trabalho, estimular a criança a gostar de manusear o livro. De forma a construir o hábito da leitura prazerosa, consigo e com sua família.

Tem 8 obras infantis publicadas, sendo elas: O Ciclismo Realizando Sonhos, Mariela Quer Ser Modelo, Lentes Mágicas, A Florzinha Encolhida, Ane, A Abelhinha Sabida, Kevin, O Gatinho Dengoso, A Colheita Inteligente e Sapequices de Bolinha. Além dessas, tem mais um livro de poesias “Fagulhas” 1982 e participações em 5 coletâneas de poesias e contos.

É servidora pública da Secretaria de Educação. Atua no Atendimento Educacional Especializado, onde tem a oportunidade de observar as particularidades e características de cada criança.

Sua preocupação com a inclusão, respeito às diferenças e o bem-estar dessas crianças é o que faz Lair Franca escrever sobre o tema, para que outras pessoas conheçam cada vez mais as deficiências, suas limitações e superações, e aceitem as pessoas com necessidades especiais com amor e respeito.

Trabalho nas Escolas

Lair Franca trabalha os temas Inclusão e Bullying nas escolas públicas e particulares, shoppings, parques, bibliotecas públicas e feiras literárias do Distrito Federal e Entorno, desde 2013.

O seu trabalho é pautado em contação de histórias, roda de conversa com professores, pais e crianças.

A autora também oferta atividades diversificadas, relacionadas aos temas, para serem trabalhadas pela escola e pelas famílias.

Já recebeu alguns prêmios durante a sua trajetória, dentre eles: Prêmio Cassiano Nunes/FAC; Comenda Marquês que Paranaguá/Câmara Legislativa de Corrente-Pi; Concurso Poesia Todo Dia, da Agebook; VIII Fórum Brasília Capital das Leituras, com o Projeto de Incentivo à Leitura Era uma vez…

A autora já recebeu homenagens em várias escolas públicas e particulares do DF, o que tem contribuído com o seu desejo de continuar escrevendo e trabalhando a sua oficina de incentivo à leitura.

Deixe um comentário